Na aula do dia 03/07/2012, começamos a estudar os mapas conceituais. Então, a partir daqui, irei falar um pouco sobre essa ferramenta muito útil para o estudo de diversos assuntos.
Os mapas conceituais são relações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam conceitos e esses são ligados por palavras.
Os mapas conceituais são utilizados para organizar assuntos de forma que eles fiquem de uma determinada organização que facilite o estudo dos conteúdos apresentados nos mapas.
Os mapas conceituais apresentam conceitos. Esses conceitos devem estar relacionados por ligações. Essas ligações podem ser feitas através de proposições.
Como se pode perceber, os mapas conceituais podem ser feitos à papel e caneta, mas no nosso mundo moderno de hoje, já existe programas para computadores que auxiliam a criação de mapas conceituais. O programa exposto em sala de aula e o único que eu conheço é o CMAP TOOLS.
Abaixo um exemplo de um mapa conceitual no CMAP TOOLS.
Em sala de aula fiz alguns mapas conceituais para por exemplo como fazer uma boa ficha e para como fazer uma boa citação, ambas nas Normas da ABNT. Com essses mapas conceituais percebi que os conteúdos ficam muito mais fácil de aprender, pois, quando bem organizado, o mapa conceitual nos apresenta os assuntos de uma forma ampla mas em pouco espaço. Podemos perceber essa minha afirmação no exemplo acima. O conteúdo sobre os Poliedros Regulares foi bem exposto de uma forma que ocupa pouco espaço, mas ficou bem esclarecedor. Acho e recomendo fazer mapas conceituais por ser mais fácil a aprendizagem, ao meu ponto de vista, claro.
Em sala de aula fiz alguns mapas conceituais para por exemplo como fazer uma boa ficha e para como fazer uma boa citação, ambas nas Normas da ABNT. Com essses mapas conceituais percebi que os conteúdos ficam muito mais fácil de aprender, pois, quando bem organizado, o mapa conceitual nos apresenta os assuntos de uma forma ampla mas em pouco espaço. Podemos perceber essa minha afirmação no exemplo acima. O conteúdo sobre os Poliedros Regulares foi bem exposto de uma forma que ocupa pouco espaço, mas ficou bem esclarecedor. Acho e recomendo fazer mapas conceituais por ser mais fácil a aprendizagem, ao meu ponto de vista, claro.
Enfim, pelo exposto na postagem, termino-a dizendo que é muito interessante o uso de mapas conceituais pelos motivos já aprensentados e por um outro que menciono agora que é a ganha de tempo.
Referências: http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-BR&sa=X&biw=1366&bih=619&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=UtDWs-myLh5CzM:&imgrefurl=http://lucianovm.blogspot.com/2009/11/hipermidia-na-educacao-courseware-mapa.html&docid=31mQSqMYxYkogM&imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcRS8Y4QIaK2V1MajM6WIEqEj-HrEd0IooO91YKRJBBxOO_g4bL8pDWAxKiKk-Pctj-NPGnz0uW-Vlw9zWzINT3wJJKilGQsWorLqOSLa8kD8F5cMZuzAal8vmh4LcbZb-pDdc0Hn0HkY/s1600/Mapa%252BConceitual.gif&w=951&h=603&ei=H9gsUP3IDYfK9QTnqIGQBA&zoom=1
http://diariovirtualdeleitura.blogspot.com.br/p/mteriais-cmplementres.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário