quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Projeto de pesquisa

   A partir da aula do dia 17/07/2012 a turma junto com o professor Eric de MTP, começou a produzir um projeto de pesquisa. Mas esse está sendo o primeiro projeto da turma e é a primeira vez que o professor tentará fazer uma pesquisa com ela toda. Para começar, foi apresentada em sala de aula sites para pesquisa. Não foi permitido nenhuma pesquisa que fosse do Google. Então, por esse motivo, foi apresentados alguns sites. O primeiro que me lembro foi o Google Acadêmico que é uma parte do Google em que é apresentado apenas trabalhos acadêmicos como, por exemplo, artigos, monografias, etc.
   Um outro site aprensentado foi o scielo.com que é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. Esse site tem ferramentas que auxiliam auxiliam a citação de artigos nas norma sda ABNT. Nele também tem como passar uma arquivo para o formato pdf. em português. O motivo por usar o pdf. é que ele mostrará o artigo completo na forma em que ele é publicado.
   O último site foi o Plataforma lattes que apresentam os currículos dos autores de determinado assunto.
   Um outro motivo pelo qual levou o professor a nos apresentar esses sites foi o dele passar um trabalho que deveria ser feito em grupo. O trabalho pedia que fizesse uma pesquisa de 5 (cinco) referências de sites que tratavam de um tema que é justamente o do projeto de pesquisa. O tema proposto é A dificuldade de aprendizagem em Matemática. As cinco referências deveriam estar nas normas da ABNT.
   Uma coisa que eu aprendi e queria comentar é que coisas publicadas à muito tempo atrás, ou seja, antigas, perdem seus direitos autorais e tornam-se públicas, como tudo o que o governo produz é público. Também é público as teses, dissertações que são produzidas em universidades públicas.
   Além das referências devemos tembém fazer um fichamento sobre uma das cinco referências. Essas duas atividades devem ser postadas em um programa chamado Wiki. O Wiki é um programa que, para nosso caso, pode ser postadas várias coisas tendo o link e uma conta no Google. Uma característica do Wiki é que tudo o que é postado nele não se perde. Mesmo que se apague as postagens, elas ficam sempre salvas no histórico. 
   Então dito tudo isso, finalizo minha postagem sobre o início de meu primeiro projeto de pesquisa.        

Mapas Conceituais

    Na aula do dia 03/07/2012, começamos a estudar os mapas conceituais. Então, a partir daqui, irei falar um pouco sobre essa ferramenta muito útil para o estudo de diversos assuntos.
   Os mapas conceituais são relações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam conceitos e esses são ligados por palavras.
   Os mapas conceituais são utilizados para organizar assuntos de  forma que eles fiquem de uma determinada organização que facilite o estudo dos conteúdos apresentados nos mapas.
   Os mapas conceituais apresentam conceitos. Esses conceitos devem estar relacionados por ligações. Essas ligações podem ser feitas através de proposições.
   Como se pode perceber, os mapas conceituais podem ser feitos à papel e caneta, mas no nosso mundo moderno de hoje, já existe programas para computadores que auxiliam a criação de mapas conceituais. O programa exposto em sala de aula e o único que eu conheço é o CMAP TOOLS.
   Abaixo um exemplo de um mapa conceitual no CMAP TOOLS.      



   
   Em sala de aula fiz alguns mapas conceituais para por exemplo como fazer uma boa ficha e  para como fazer uma boa citação, ambas nas Normas da ABNT. Com essses mapas conceituais percebi que os conteúdos ficam muito mais fácil de aprender, pois, quando bem organizado, o mapa conceitual nos apresenta os assuntos de uma forma ampla mas em pouco espaço. Podemos perceber essa minha afirmação no exemplo acima. O conteúdo sobre os Poliedros Regulares foi bem exposto de uma forma que ocupa pouco espaço, mas ficou bem esclarecedor. Acho e recomendo fazer mapas conceituais por ser mais fácil a aprendizagem, ao meu ponto de vista, claro.
   Enfim, pelo exposto na postagem, termino-a dizendo que é muito interessante o uso de mapas conceituais pelos motivos já aprensentados e por um outro que menciono agora que é a ganha de tempo.

Referências: http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-BR&sa=X&biw=1366&bih=619&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=UtDWs-myLh5CzM:&imgrefurl=http://lucianovm.blogspot.com/2009/11/hipermidia-na-educacao-courseware-mapa.html&docid=31mQSqMYxYkogM&imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcRS8Y4QIaK2V1MajM6WIEqEj-HrEd0IooO91YKRJBBxOO_g4bL8pDWAxKiKk-Pctj-NPGnz0uW-Vlw9zWzINT3wJJKilGQsWorLqOSLa8kD8F5cMZuzAal8vmh4LcbZb-pDdc0Hn0HkY/s1600/Mapa%252BConceitual.gif&w=951&h=603&ei=H9gsUP3IDYfK9QTnqIGQBA&zoom=1  

http://diariovirtualdeleitura.blogspot.com.br/p/mteriais-cmplementres.html