Em uma das últimas aulas, discutimos sobre um texto científico e comparamos com um texto informativo. O texto científico era "Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem" da psicologa Célia Ribeiro. Em grupo, chegamos a conclusão de que este tem caráter científico. O outro texto informativo era sobre o "ratibum" que usualmente cantamos nos aniversários. Ao relacionarmos os dois textos percebemos alguns aspectos diferentes. O primeiro é que o texto científico apresenta parágrafos mais explicativos e mais rico em informações, citando autores de considerada influência. Um outro aspecto mais explícito é a formalidade do primeiro com um nível gramatical culto. O grupo também percebeu que o texto científico é compreendido de teoria e prova o que nos dá a conclusão de que todos os parágrafos são bem explorados e que o texto é verídico e com maior grau de credibilidade. Em quanto à transparência passada pela autora do texto científico, podemos afirmar que esta apresenta a possível forma de se obter o conhecimento que expôs em seu artigo sobre a metacognição.
domingo, 3 de junho de 2012
Análise do texto científico sobre metacognição
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